EnglishFrenchGermanSpainItalianDutchRussianPortugueseJapaneseKoreanArabicChinese Simplified

sábado, 6 de abril de 2013

15ª FESTA DO MAR

De 27 de março a 07 de abril, a Festa do Mar vive a sua 15ª edição. Promovida pela Femar – Agência de Desenvolvimento, a Festa registra um público superior a 200 mil visitantes, sendo realizada em parceria com a Prefeitura do Rio Grande e a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). O evento possui ainda o patrocínio da Petrobras/Governo Federal, Nova Schin, Banco Banrisul, Caixa Econômica Federal, Farmácias Associadas, Refinaria de Petróleo Riograndense, Unimed, Embrasmaqui, Supermercados Guanabara, CDL Rio Grande, Tecon e Hamburg Süd.

Desde sua concepção em 1961, a Festa do Mar é o evento que melhor representa a identidade e o contexto histórico de seu povo. E isto está presente nas temáticas de cada edição. A Festa de 2013 aborda como tema a vida no Estuário da Laguna dos Patos, "No encontro das águas, um berçário do Atlântico Sul", oportunizando um importante espaço para as discussões sobre as ações de sustentabilidade do Município e também sobre a vasta biodiversidade da Laguna dos Patos.
Com isto, a direção da Festa do Mar visa despertar nos milhares de visitantes, das mais diferentes faixas etárias e vindos de várias regiões do Estado, uma consciência ecológica e um compromisso ambiental.
“Falar de sustentabilidade é olhar para o todo, olhar para o que queremos para o nosso futuro. A palavra que sempre me vem em mente é qualidade de vida. A discussão sempre gira em torno disso”, salienta o presidente da Femar, Márcio Pereira das Neves.
Realizada tradicionalmente desde 1992 na Páscoa, a próxima Festa, ao invés de encerrar, se iniciará neste período. A decisão faz parte de uma estratégia adotada pela diretoria e visa atrair os visitantes até o evento, já que a Páscoa de 2013 começa no dia 31 de março. Além disso, o evento passa de onze para 12 dias de realização.
“Esta é uma Festa de expressão da cidade do Rio Grande. É onde o povo e toda a comunidade tem o prazer de participar, de ir até ela e receber os turistas que aqui chegam. É um momento de alegria, mas também de desafios, em que precisamos contar com o apoio e o envolvimento de todos”, ressalta o presidente da Femar.

Como chegar: saindo de Porto Alegre 
 — Pela estrada Rio Grande-Pelotas (BR-392): sair em direção a Guaíba e pegar a estrada Eldorado do Sul-Pelotas (BR-116). Vantagem: caminho direto, estrada acessível. Desvantagem: são cinco pedágios, que oneram a viagem em cerca de R$ 60. 
— Pela estrada Palmares do Sul-São José do Norte (BR-101): sair pela estrada Viamão-Palmares do Sul (RS-040) e seguir rumo a São José do Norte (BR-101). Vantagem: pouco movimento, estrada nova, sem pedágios. Desvantagem: dependência de balsa para chegar a Rio Grande (serviço apenas diurno).
OS AMBIENTES DO EVENTO
Pavilhão do Estuário
Museu do Porto, administrado pela SUPRG - Armazém 1
Exposições
Expoútil 1 - Armazém 2
Expoútil 2
Armazém do Imóvel - Armazém 3
Museu Náutico, administrado pela FURG - Armazém 4
Restaurante Executivo e Beco do Gourmet
Expoveículos
Espaço Náutico
Multipalco
Recreação infantil
Teatro – Armazém 5
Gastronomia
Palco de Shows

MEMÓRIA
A 1ª Festa do Mar ocorreu em novembro de 1961; voltou depois em novembro de 1965, e, após um recesso de 27 anos, retornou em abril de 1992, para viver a 3ª edição – já no período da Páscoa. Um ano depois, em 1993, a Festa voltou a ser realizada, sendo, a partir deste ano, editada bianualmente até o ano de 2011 - ano de seu cinquentenário.


FEMAR - AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO
Apesar de muitos relacionarem o nome Femar a Festa do Mar, seus significados são distintos. A Agência, denominada primeiramente de Sociedade Promotora da Festa do Mar (1992), foi habilitada em 2003 como uma “Agência de Desenvolvimento”, com o objetivo de promover a cultura e fomentar o desenvolvimento regional. Entre os seus principais projetos está à realização da Festa do Mar, e, desde o ano de 2011, a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São José do Norte, cidade irmã de Rio Grande.
Qualificada como produtora cultural, a Femar foi enquadrada em 2007, pelo Ministério da Justiça do Brasil, como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). O título oportuniza o fortalecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal), e entidades privadas, permitindo que doações sejam realizadas por empresas, podendo seus investimentos na Festa ser descontados em seu imposto de renda.

Os 10 presidentes
- Antônio Mendes Neto (1961)
- Didio de Campos Duhá (1965)
- Vidalberto Canto da Rosa (1992)
- Herman Werner Hädrich (1993)
- Clóvis Klinger (1995)
- Sérgio Divério (1997)
- Romero Tadeu Lenzi (1999)
- Luiz Fernando Signorini (2001, 2003)
- Orion Sebastião Alves Ribeiro (2005, 2007 e 2009)
- Márcio Pereira das Neves (2011, 2012 e 2013)
Soberanas
A  Corte da Festa do Mar já foi representada por 15 rainhas e 35 princesas - somando as oito da primeira edição (1961) e o título de “estrela do mar” da segunda (1965). Confira  quem foram as representantes de cada edição.
1961: Rainha Vera Corrêa Mendes - As 8 princesas: Maria de Lourdes Rocha, Eliane Braunstein, Maria Luiza Farinha, Vera Márcia Figurelli, Nely Kerchner, Sônia Martins Costa, Maria Helena Pinto Pereira e Norma de Lucia Ferreira.
1965: Rainha Maura Blota Bussoletti e a "estrela do mar", Rosa Helena Dapuzzo
1992: Rainha Gláucia Bengert, Cláudia Zunino (1ª princesa), Ângela Marques Oliveira (2ª Princesa)
1993: Rainha Eliane Almeida Soares, Tatiana Pimpão (1ª princesa) e Letícia Tourança (2ª Princesa)
1995: Rainha Renata Castanheira e as princesas Ivana Goulart e Thaís Ruiz
1997: Rainha Mônica Casartelli e as princesas Elisângela Macedo e Valdirene Medeiros
1999: Rainha Aline Araújo da Silva e as princesas Fernanda Freitas dos Santos e Viviane Marques Antunes
2001: Rainha Ana Lúcia Pires e as princesas Lívia Castro d’Ávila e Indian Enke
2003: Rainha Michela Ribeiro Espíndola e as princesas Karina Larralde e Anageri Vasconcelos
2005: Rainha Ana Paula Cardoso da Silva, Daiane Silva Lima (1ª princesa) e Bruna Timm Stern (2ª princesa)
2007: Rainha Aline Antunes, Camila Pinho (1ª princesa) e Greice Retzlaff (2ª princesa)
2009: Rainha Bruna Cipolatti Lopes, Angélica Souza de Souza (1ª princesa) e Lívia Kirst Silva (2ª princesa)
2011: Rainha Cíntia Duarte Mirco e as princesas, Caroline Soares Gonçalves e Gabriela Lima Gonçalves
2012: Rainha Gabriele Mendonça e as princesas, Carolina Paiva Mendonça e Thaís Bandeira D’àvila
2013: Rainha Mariana Schneider e as princesas, Maiza Vanzelote e Priscila Estabel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário