sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dia 29 dia de comer nhoque!

Dia 29 já temos um pretexto para comemorar. É que a tradição conta que nesse dia devemos comer gnocchi (também conhecido simplesmente como “nhoque” no Brasil) com uma nota de 1 dólar embaixo do prato, para trazer dinheiro e sorte. E reza a lenda que devemos comer as sete primeiras bolinhas em pé. Assim, todo dia 29 muitas pessoas mantêm esse hábito de comer esse tipo de massa acreditando na sorte trazida pelo ritual. Mas como essa história nasceu? Você sabe?
Em tempos remotos, em um certo dia 29 na Itália, um andarilho faminto bateu na porta de um casebre na expectativa de receber um prato de comida. A família era grande, muito humilde e tinha pouca comida, mas mesmo assim eles não se importaram em dividir o seu gnocchi com o andarilho (que na realidade era São Genaro disfarçado). Repartiram então a abençoada refeição, cabendo sete pedacinhos a cada um. Após saborear o delicioso nhoque, São Genaro, satisfeito, agradeceu e partiu. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia moedas de ouro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é conhecido como o dia do Gnocchi da Fortuna! Reza a lenda que o ritual atrai fortuna e boa sorte.
Se você preferir, pode fazer você mesmo um nhoque para saborear no dia de hoje. A receita é fácil e leva apenas 1 hora para ficar pronta. Chegue mais cedo em casa e prepare uma surpresa especial para a família!
Nhoque Rápido

Ingredientes

E você, já comeu o seu prato de nhoque hoje? Se ainda não comeu, aproveite o jantar e vá até um restaurante italiano celebrar a tradição! Verdade ou não, não custa nada tentar! Além do mais, um belo prato de nhoque sempre cai bem. Chame a(o) namorada(o), a família ou os amigos.
- 2 caldos de galinha
- 3 xícaras de leite
- 6 colheres de sopa de maionese
- 2 colheres de salsinha picada
- 3 xícaras de farinha de trigo
- Sal a gosto

Modo de fazer

Dissolva os 2 caldos no leite e leve ao fogo com a maionese, a salsinha e o sal. Quando levantar fervura e a maionese derreter, retire do fogo e coloque a farinha de trigo de uma só vez. Misture bem rápido para não empelotar. Volte a massa no fogo baixo, mexendo por 1 ou 2 minutos. Desligue o fogo e deixe a massa amornar. Sobre a mesa enfarinhada, coloque a massa e faça rolinhos. Corte no formato de nhoque, partindo o rolinho até formar as bolinhas. Numa outra panela com água e sal, cozinhe os nhoques. A dica é que o nhoque seja retirado da água assim que ele subir, assim ele estará no ponto. Escorra e sirva com seu molho preferido. Dica: ele fica muito bom com molho de tomate e manjericão! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário